Juventude Espírita

O sentido dos ensinamentos espíritas para a vida jovem se alcança com a necessária contextualização dos temas, promovendo a reflexão crítica da realidade à luz da Doutrina Espírita e atitudes que abranjam o pensar, o sentir e o agir coerentes com a vivência cristã.

Como ninguém ignora, a juventude é, de fato, a fase das descobertas. São dúvidas que surgem, anseios, receios e incessantes buscas que permeiam a caminhada do jovem. No mundo contemporâneo, então, a enxurrada de informações e estímulos provenientes do avanço tecnológico e da globalização aguçam ainda mais os sentidos desses Espíritos que estão desabrochando para a vida. Imerso em novidades e o insofismável desejo de descobrir e descobrir-se, o jovem, como é próprio dessa fase de descobertas, é um curioso e, naturalmente, está ansioso para encontrar o seu caminho.

Eis, pois, que a curiosidade pode funcionar como uma armadilha se não está alicerçada sobre as bases de uma formação moral consistente. Muitos são aqueles que se arvoram em direção aos vícios de todos os naipes para saciar uma curiosidade desajustada. Poderiam ser magníficos construtores de uma sociedade melhor, no entanto, tornam-se problema constante para a família, porquanto nadam contra a maré das leis que regem a vida, porque faltou a orientação correta na maravilhosa fase da juventude.

Como, então, lidar com a impetuosidade da juventude de maneira eficaz, sem apodar-lhes a iniciativa, cuidando para que andem em direção à senda do progresso como Espíritos imortais que são? Como criar campo propício para que o jovem de hoje se transforme no adulto consciente do amanhã?

Lembrar a transitoriedade da existência humana é fundamental para valorizar a juventude. Muitos coordenadores do movimento espírita hoje passaram pela mocidade ontem. Muitos coordenadores da mocidade espírita hoje coordenarão outras atividades amanhã. Tudo é transitório e se faz imperioso preparar caminhos. Os jovens preparam o terreno para os mais novos e os demais coordenadores trabalham para que o jovem de hoje assuma amanhã. Como podemos notar, trata-se de UNIR OS CORAÇÕES em torno das lições de Jesus.

Valorizar as atividades da mocidade espírita é, portanto, nobre incumbência do movimento espírita para que a juventude desabroche para a vida com valores morais e éticos bem fundamentados, de modo que possam ser multiplicadores do Bem na Terra, construindo um mundo melhor, mais fraterno e equilibrado.

Acompanhemos os jovens, valorizemos seus esforços, dediquemos atenção às suas atividades, prestigiando os eventos por eles organizados, porque atuando unidos atingiremos os objetivos de unificação do movimento espírita, que redundará em bênçãos inenarráveis para a humanidade tão carente da sublime mensagem de Jesus.

Autor: Wellington Balbo